terça-feira, maio 22, 2018

Mini- Álbum Curitiba

Universidade Livre do Meio Ambiente

A Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente, na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. A Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Nesse período, a sede da Universidade funcionou provisoriamente no Bosque Gutierrez até a construção das instalações do Bosque Zaninelli, onde a instituição encontra-se até hoje instalada.
O primeiro curso oferecido pela Universidade reuniu mais de 300 professores do ensino público municipal de Curitiba. Com duração de cinco dias, o tema do curso foi educação ambiental e contou com palestras do então prefeito Jaime Lerner, do deputado estadual Rafael Greca de Macedo, do arquiteto Rafael Dely e da presidente do Instituto de Estudos da Amazônia, Mary Alegrette.



Naquele período, Curitiba passou a ser reconhecida como Capital Ecológica e a Universidade Livre do Meio Ambiente tinha como missão repassar à comunidade experiências relacionadas às questões ambientais para criar e consolidar no cidadão uma postura ambientalmente correta, como forma de aprimoramento da qualidade de vida global.
Em 20 de julho de 1.992, a Universidade Livre do Meio Ambiente foi transferida para responsabilidade de uma entidade mantenedora de caráter não governamental, denominada Centro de Estudos Ambientais e Urbanos – CEAU, legalmente constituída como uma associação civil sem fins lucrativos.
Em julho de 1.996, a UNILIVRE tornou-se pessoa jurídica de direito privado, com autonomia jurídica, administrativa, financeira e plena gestão de seus bens e recursos.
EM 2002, a UNILIVRE tornou-se uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana.
A inauguração, em 05 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente, que enfatizou em seu discurso, que “a preservação ambiental é um dever da coletividade, portanto, todos devem ter acesso às informações necessárias para concretizá-la”, ao se referir a Unilivre.


Veja meus videos:


Nenhum comentário:

BEAUTIFUL DAY